2ª Etapa

PROVAS 1ª AVALIAÇÃO

História

EEEFM Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – SERB
Diretora: Irmã Ediane Santana Silva
Professora: Sonia Bessa
Alun@:..................................................................................Turma: ...............   
Data: ...../...../.....         Localidade: ..................................................................

1. Enumere os eventos, de acordo com o período em que ocorreram:

1. Período Pré-colonial (1500-1530)                                                 2. Período Colonial (1530-1822)
(    ) extração  de pau-brasil realizado pelos índios através do escambo.
(    ) criação das Capitanias Hereditárias (D. João III).
(    ) Rio de Janeiro foi escolhido para a segunda capital do Brasil.
(    ) exploração do ouro na região das Minas Gerais.
(    ) pouco interesse de Portugal pelo Brasil.

2. A produção açucareira exigia mão-de-obra e uma das alternativas foi trazer escravos africanos para a colônia. Coloque V ou F nos parênteses:
(   ) Os escravos africanos no Brasil colonial   trabalhavam somente  nos engenhos de açúcar.
(   ) Era comum os senhores de engenho castigarem seus escravos.
(   ) No Brasil colonial o que determinava a riqueza de uma pessoa era a posse de terras e a quantidade de escravos.
(   ) O comércio de escravos trazia muitos lucros para os portugueses.
(   ) Aqui em Bragança e proximidades não houve trabalho escravo.

3.A participação nas câmaras das vilas era um privilégio dos chamados "homens bons",. A expressão "homem bom" dizia respeito a:
a) homens que recebiam capitanias                    b) senhores de engenho e proprietários de escravos;
c) funcionários nomeados por Portugal              d) homens considerados de bom caráter

4.  Das quinze capitanias hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram. Foram elas:
a) São Paulo e Salvador;                               b) Rio de Janeiro e Pernambuco;
c) Pernambuco e São Vicente;                      d) São Vicente e São Paulo;

5. Entre as causas da Criação das Capitanias Hereditárias no Brasil, podemos apontar
a) a necessidade de apoiar a extração  de pau-brasil;
b) a necessidade de organizar a exploração do ouro;
c) o fracasso do governo geral;
d) o interesse de Portugal no comércio de escravos indígenas;
e) a falta de recursos do governo português.

6. Na gravura abaixo está representado um engenho de açúcar com suas construções entre elas se destacam a casa-grande, a senzala e a casa do engenho. Explique cada uma dessas construções.




Biologia

EEEFM Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – SERB
Diretora: Irmã Ediane Santana Silva
Professor: Valdson Castro
Alun@:............................................................Turma: ...............   
Data: ...../...../.....         Localidade: ........................................

1ª) Utilizando as palavras da quadro a baixo, complete corretamente as frases seguintes:

* FENÓTIPO                   * HETEROZIGOTO           * GENÓTIPO
* HOMOZIGOTO           * GENE                               * LOCU
*ALELOS                        * HOMÓLOGOS                * HETERÓLOGO

a)      ____________________  São cromossomos de um mesmo par.
b)     O ___________________ é a posição do gene no cromossomo.
c)      Indivíduo que possui genes diferentes  é conhecido como ________________
d)      ___________________representa o patrimônio genético de um indivíduo.
e)      A unidade de transmissão hereditária é o ______________
f)       __________________ são genes que ocupam o mesmo locus nos cromossomos homólogos.
g)      Indivíduos que possuem genes iguais para  uma dada característica é ___________________
h)      ____________________ é o aspecto externo de um indivíduo.

2ª) Observando as alternativas  abaixo, marque com (X) as corretas, em relação ao conteúdo genética.
a)      (       ) Genes alelos ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos e são responsáveis pelo mesmo caráter.
b)      (        ) Heterozigoto é o indivíduo que possui  alelos diferentes no mesmo locu  de um par de cromossomos homólogos.
c)      (        ) A característica que se manifesta em heterozigose é  condicionada por um gene dominante.
d)      (        ) Os genes que o indivíduo possui para uma  determinada característica constitui o seu fenótipo.
e)      (        ) Herança restrita ao sexo  é  aquela  determinada  pelos genes  situado somente no cromossomo Y.

3ª) Observe o quadro seguinte com os seres vivos e seus números de cromossomos.  Em seguida preencha com os valores para as células haploides e diploides para cada ser.

SER VIVO
Nº DE CROMOSSOMOS
CÉLULA  HAPLÓIDE
CÉLULA DIPLÓIDE
 HOMEM
46
_________
_________
 PORCO
_________
_________
40
MINHOCA
__________
_________
32
COELHO
__________
22
_________
BORBOLETA
380
_________
_________

4ª) Levando em consideração que o gene A condiciona  cor de olhos castanhos e o gene a  cor de olhos azuis. Faça os cruzamentos seguintes e diga qual a proporção fenotípica e genotípica para cada cruzamento:


a)        Aa         X        Aa
b)   Aa         X        aa

c)  AA        X        Aa

Proporção Fenotípica
Proporção Genotípica
Proporção
Fenotípica
Proporção Genotípica
Proporção
Fenotípica
Proporção
Genotípica
Olhos Castanhos:__
Azuis:___

AA=____
Aa =____
aa= ____
Olhos Castanhos:__
Azuis:___

AA=_____
Aa =_____
aa = _____
Olhos Castanhos:__
Azuis:___

AA =____
Aa =____
aa = ____


Física
2ª ETAPA
Ensino Médio
E.E.E.F.Médio Sistema Educativo Radiofônico de Bragança.
Diretora: Irmã Ediane Santana
Professora: Milena Felipe
Aluno (a): ____________________   Turma:_____
Data: 27/05/ 2015.

TRABALHO: __
PROVA:       __
M. Geral:   __
1ª AVALIAÇÃO DE FISICA – (8 pts)

1) (1pt) Independentemente da natureza de uma onda, sua propagação envolve, necessariamente:  
      a) movimento de matéria.
      b) transporte de energia.
      c) transformação de energia.
      d) produção de energia.
      e) transporte de energia e de matéria.   
2)       (1,5pts) Quando o badalo bate num sino e o faz vibrar no ar, produz-se uma onda sonora. As ondas sonoras no ar são _________ e ________. A velocidade das ondas sonoras em outro meio é _________________.
Complete os espaços com uma das alternativas abaixo.

      a) eletromagnéticas - transversais – igua
      b) mecânicas - longitudinais – igual
      c) mecânicas - transversais – diferente
      d) mecânicas - longitudinais - diferente
3)      (2pts) Coloque V para a verdadeira e F para a Falsa:
(    ) somente as ondas eletromagnéticas podem propagar-se em meios materiais ou não materiais.
(  ) São exemplos de ondas eletromagnéticas muito freqüentes no cotidiano: ondas de rádio, sonoras, microondas e raios X.
(  ) Ondas de rádio são as únicas ondas que transportam energia.
(   ) As ondas de rádio não se propagam no vácuo.
4)       (1pt) Todas as ondas abaixo podem se propagar no vácuo, exceto:
a) os ultra-sons                           b) os raios X
    c) as ondas de rádio                   d) os raios laser
     e) o ultravioleta
5) (1,5pts) O som não se propaga no vácuo porque:
a) é uma onda longitudinal;
b) é uma onda mecânica;
c) não é tridimensional;
d) é uma onda eletromagnética;
e) não é uma onda estacionária.
6) (1pt) Cite 3 exemplos de:
             Ondas mecânicas: _________________
             Ondas eletromagnéticas: ____________




Um comentário: