PROVAS 1ª AVALIAÇÃO
História
EEEFM Sistema Educativo Radiofônico de Bragança –
SERB
Diretora: Irmã Ediane Santana Silva
Professora: Sonia Bessa
Alun@:..................................................................................Turma:
...............
Data: ...../...../..... Localidade:
..................................................................
1. Enumere os eventos,
de acordo com o período em que ocorreram:
1. Período
Pré-colonial (1500-1530) 2.
Período Colonial (1530-1822)
( )
extração de pau-brasil realizado pelos
índios através do escambo.
( )
criação das Capitanias Hereditárias (D. João III).
( ) Rio
de Janeiro foi escolhido para a segunda capital do Brasil.
( ) exploração
do ouro na região das Minas Gerais.
( )
pouco interesse de Portugal pelo Brasil.
2. A produção açucareira exigia mão-de-obra e uma das alternativas foi
trazer escravos africanos para a colônia. Coloque V ou F nos parênteses:
( ) Os escravos africanos no Brasil colonial
trabalhavam somente nos engenhos de açúcar.
( ) Era comum os senhores de engenho castigarem seus
escravos.
( ) No Brasil colonial o que determinava a riqueza de uma
pessoa era a posse de terras e a quantidade de escravos.
( ) O comércio de escravos trazia muitos lucros para os
portugueses.
( ) Aqui em Bragança e proximidades não houve trabalho
escravo.
3.A participação nas câmaras das vilas era um
privilégio dos chamados "homens bons",. A expressão "homem
bom" dizia respeito a:
a) homens que recebiam capitanias b) senhores de engenho e proprietários de escravos;
c) funcionários nomeados por Portugal d) homens considerados de bom caráter
a) homens que recebiam capitanias b) senhores de engenho e proprietários de escravos;
c) funcionários nomeados por Portugal d) homens considerados de bom caráter
4. Das quinze capitanias
hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram. Foram
elas:
a) São Paulo e Salvador; b) Rio de
Janeiro e Pernambuco;
c) Pernambuco e São Vicente; d) São Vicente e São Paulo;
5. Entre as causas da Criação das Capitanias Hereditárias no
Brasil, podemos apontar
a) a necessidade de apoiar a extração de pau-brasil;
b) a necessidade de organizar a exploração do ouro;
c) o fracasso do governo geral;
d) o interesse de Portugal no comércio de escravos indígenas;
e) a falta de recursos do governo português.
6. Na gravura abaixo
está representado um engenho de açúcar com suas construções entre elas
se destacam a casa-grande, a senzala e a casa do engenho. Explique
cada uma dessas construções.
Biologia
EEEFM Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – SERB
Diretora: Irmã Ediane Santana Silva
Professor: Valdson Castro
Alun@:............................................................Turma: ...............
Data: ...../...../..... Localidade: ........................................
1ª) Utilizando as palavras da quadro a baixo, complete corretamente as
frases seguintes:
* FENÓTIPO * HETEROZIGOTO * GENÓTIPO
* HOMOZIGOTO * GENE * LOCU *ALELOS * HOMÓLOGOS * HETERÓLOGO |
a)
____________________ São cromossomos de um mesmo par.
b) O
___________________ é a posição do gene no cromossomo.
c)
Indivíduo que possui genes diferentes é conhecido como ________________
d)
___________________representa o patrimônio
genético de um indivíduo.
e)
A unidade de transmissão hereditária é o
______________
f)
__________________ são genes que ocupam o mesmo
locus nos cromossomos homólogos.
g)
Indivíduos que possuem genes iguais para uma dada característica é ___________________
h)
____________________ é o aspecto externo de um
indivíduo.
2ª) Observando as alternativas abaixo, marque com (X) as corretas, em relação
ao conteúdo genética.
a)
( )
Genes alelos ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos e são responsáveis
pelo mesmo caráter.
b)
( )
Heterozigoto é o indivíduo que possui
alelos diferentes no mesmo locu
de um par de cromossomos homólogos.
c)
( )
A característica que se manifesta em heterozigose é condicionada por um gene dominante.
d)
( )
Os genes que o indivíduo possui para uma
determinada característica constitui o seu fenótipo.
e)
( )
Herança restrita ao sexo é aquela
determinada pelos genes situado somente no cromossomo Y.
3ª) Observe o quadro seguinte com os
seres vivos e seus números de cromossomos.
Em seguida preencha com os valores para as células haploides e diploides
para cada ser.
SER
VIVO
|
Nº
DE CROMOSSOMOS
|
CÉLULA HAPLÓIDE
|
CÉLULA
DIPLÓIDE
|
HOMEM
|
46
|
_________
|
_________
|
PORCO
|
_________
|
_________
|
40
|
MINHOCA
|
__________
|
_________
|
32
|
COELHO
|
__________
|
22
|
_________
|
BORBOLETA
|
380
|
_________
|
_________
|
4ª) Levando em consideração que o gene A condiciona cor de olhos castanhos e o gene a cor de olhos azuis. Faça os cruzamentos
seguintes e diga qual a proporção fenotípica e genotípica para cada cruzamento:
1) (1pt) Independentemente
da natureza de uma onda, sua propagação envolve, necessariamente:
a) eletromagnéticas -
transversais – igua
b) mecânicas - longitudinais – igual
Proporção Fenotípica
|
Proporção Genotípica
|
Proporção
Fenotípica
|
Proporção Genotípica
|
Proporção
Fenotípica
|
Proporção
Genotípica
|
Olhos Castanhos:__
Azuis:___
|
AA=____
Aa =____
aa= ____
|
Olhos Castanhos:__
Azuis:___
|
AA=_____
Aa =_____
aa = _____
|
Olhos Castanhos:__
Azuis:___
|
AA =____
Aa =____
aa = ____
|
Física
2ª ETAPA
Ensino Médio
|
E.E.E.F.Médio
Sistema Educativo Radiofônico de Bragança.
Diretora:
Irmã Ediane Santana
Professora:
Milena Felipe
Aluno
(a): ____________________ Turma:_____
Data:
27/05/ 2015.
|
TRABALHO: __
PROVA: __
M. Geral: __
|
1ª AVALIAÇÃO DE
FISICA – (8 pts)
|
||
a) movimento de matéria.
b) transporte de energia.
c) transformação de energia.
d) produção de energia.
e) transporte de energia e de
matéria.
2)
(1,5pts) Quando o badalo
bate num sino e o faz vibrar no ar, produz-se uma onda sonora. As ondas sonoras
no ar são _________ e ________. A velocidade das ondas sonoras
em outro meio é _________________.
Complete os espaços com uma das alternativas abaixo.
b) mecânicas - longitudinais – igual
c) mecânicas -
transversais – diferente
d) mecânicas - longitudinais - diferente
3)
(2pts) Coloque V para a verdadeira e F para a Falsa:
( ) somente as ondas
eletromagnéticas podem propagar-se em meios materiais ou não materiais.
( ) São exemplos de ondas
eletromagnéticas muito freqüentes no cotidiano: ondas de rádio, sonoras,
microondas e raios X.
( ) Ondas de rádio são as
únicas ondas que transportam energia.
( ) As ondas de rádio não se propagam no vácuo.
4) (1pt) Todas as ondas abaixo podem se propagar
no vácuo, exceto:
a) os ultra-sons b) os raios X
c) as ondas
de rádio d)
os raios laser
e) o ultravioleta
e) o ultravioleta
5) (1,5pts) O som
não se propaga no vácuo porque:
a) é uma onda longitudinal;
b) é uma onda mecânica;
c) não é tridimensional;
d) é uma onda eletromagnética;
e) não é uma onda estacionária.
b) é uma onda mecânica;
c) não é tridimensional;
d) é uma onda eletromagnética;
e) não é uma onda estacionária.
6) (1pt) Cite 3
exemplos de:
Ondas mecânicas: _________________
Ondas
eletromagnéticas: ____________

Gostaria de ter as avaliacoes deste ano 2019 2etapa
ResponderExcluir