domingo, 14 de junho de 2015

DOADOR DE SANGUE: Obrigado por salvar vidas!

Domingo, dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, criado pela OMS desde 2004 que ocorreu na mesma data do aniversário do descobridor dos grupos sanguíneos ABO. Este ano a campanha traz o tema ”OBRIGADO POR SALVAR A MINHA VIDA” com o objetivo de agradecer os doadores de sangue que salvam vidas diariamente com suas doações e encorajar cada vez mais pessoas, em todo o mundo, a doar sangue de forma voluntária e regularmente.
DOAÇÃO VOLUNTÁRIA
A doação voluntária ganhou relevância durante a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, as campanhas são fundamentais para manter os hospitais abastecidos de hemocomponentes. Mas somente 1,8% da população doa sangue; embora esse percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas o número de doadores precisa aumenta no País. Ano passado, segundo o Ministério da Saúde, foram coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue. Em 2012, foi reduzida a idade mínima para quem se dispõe a doar, de 18 para 16 anos. Desde aquele ano, cadastraram-se em todo o País 8,7 milhões de pessoas.
 QUER SE UM DOADOR? ANOTE OS CRITÉRIOS:
1- Ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos;
2- Pesar acima de 50 quilos
3- Apresentar documento de identidade original com foto;
4- Estar bem alimentado;
5- O intervalo mínimo entre duas doações de sangue total é de dois meses para os homens( no máximo de 4 doações/ano) e de três meses para mulheres ( no máximo de 3 doações/ano)
6- Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou de um responsável legal.

Fonte: O Liberal, 14/06/15


 Postagem: Valdson Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário